admirável mundo novo é um livro do autor Aldous Huxley. O livro foi publicado em 1932 e narra um futuro onde a procriação natural é eliminada.


Nesta postagem trago para você uma resenha do livro Admiravel Mundo Novo. Uma distopia maravilhosa e muito bem escrita que virou um clássico da literatura mundial.


Admirável Mundo Novo


“Admirável Mundo Novo” do autor Aldous Huxley foi publicado em 1932 e narra um futuro onde a procriação natural é eliminada e todos os seres humanos são criados em grandes fábricas ao redor do mundo. 

O homem é dividido em espécies como os Alfas, Betas, Gamas, dentre outras variedades menores de maneira que após o “nascimento” todos são condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais referente a sua espécie (logo no início, vemos bebês de uma variedade baixa, a Delta, serem submetidos a choques quando aproximam-se de livros e plantas.

O intuito é criar um desconforto que dure toda a vida, dessa forma os Deltas jamais perderão tempo lendo livros ou gostando de coisas naturais, como passeios no campo (que não custam nada além de transporte e, portanto, jamais darão lucro a alguém). 


A sociedade desse futuro está no ano 632 depois de Ford. A referência para a contagem dos anos deixa de ser o nascimento de Cristo.


Aqui temos um dos aspectos mais marcantes na civilização do futuro, na qual certas repressões tipicamente religiosas é que passam a ser condenadas. O objetivo essencial é garantir a estabilidade, o que é obtido por um sistema que proporciona a felicidade geral. 


Tudo que possa levar ao sofrimento é ignorado e reprimido. Tudo o que é longo e duradouro é criticado. A felicidade e o prazer devem ser instantâneos. É vulgar o conceito de família. A satisfação sexual é elemento essencial para a felicidade e nada tem a ver com procriação.

Todos são de todos e se prender a uma única pessoa é algo obsceno. Não há compromissos, nem vínculos emocionais. É incentivada a promiscuidade como dogma de felicidade (desde crianças são incentivadas a praticarem jogos eróticos). 


E se, por algum motivo, você começar a se sentir incomodado ou infeliz basta tomar uma dose de soma, uma droga sem efeitos colaterais distribuída pelo próprio governo que faz com que a pessoa fuja da realidade dos seus problemas. 

"O delicioso soma, meio grama para uma folga de meio dia, um grama para um fim-de-semana, dois gramas para uma viagem ao sumptuoso Oriente, três para uma sombria eternidade na Lua".


É interessante notar como muita das coisas pensadas por Huxley na década de 30 do século passado tem se tornado cada vez mais reais.


As pessoas do “Admirável Mundo Novo” vivem uma escravidão moderna.


Se pararmos para pensar, não muito diferente da nossa, apenas infinitamente mais eficiente. E de certa forma isso é bastante assustador. 



O que achou da resenha?

Caso tenha gostado, compartilhe com aquelas pessoas que você quer o bem. Nos ajude a encontrar mais gente que se interessa por esse tipo de conteúdo pelo mundo. Certamente, o mais importante, é que essa resenha possa inspirar você e outras pessoas a lerem esse livro tão criativo e bem escrito. 


Leia Também