uma mensagem para momentos difíceis e um relato sobre uma experiência que passei e em como isso reflete em mim até hoje.


Nesta postagem, trago uma mensagem para momentos difíceis e um relato sobre uma experiência que passei e em como isso reflete em mim até hoje. 


Para momentos difíceis


Primeiramente, não sei se você já sofreu com questões emocionais ou conhece alguém mas, queria dizer, que a coisa mais importante a se fazer é falar sobre.

Com 17 anos tiva síndrome do pânico. Aquilo foi a coisa mais horrivel que aconteceu comigo! O que me salvou foi que comecei rapidamente um tratamento com uma psicanalista incrível. Foram quatro anos bem intenso de análise, até que eu conseguisse me livrar dos sintomas e seguir em frente.

Anos depois, cheguei a ter algumas recaídas e até hoje convivo com a depressão e a ansiedade.

Depois dessas experiências eu nunca mais fui o mesmo.


Há momentos em nossas vidas que coisas acontecem e nos mudam profundamente, e não falo aqui de mudar para pior, ou melhor, pois isso vai depender do ponto de vista de cada um sobre sua própria existência. Mas é como se um outro você nascesse a partir daquela experiência.

E eu sinto, muitas vezes, saudades daquele garoto que fui antes da síndrome do pânico e de todos os outros sintomas que passaram a fazer parte do meu cotidiano. Não que eu não tenha uma vida boa hoje, mas havia algo de diferente no ar naquela época.

Talvez fosse o frescor da juventude e todas as possibilidades a minha frente.


Tenho visto muita gente passando por questões emocionais muito intensas. Nosso mundo sempre foi meio adoecido e ser emocionalmente saudável nessa loucura que nos colocaram parece até uma utopia.

O ser-humano ainda engatinha na estrada do desenvolvimento emocional. Alguns costumam dizer que é exatamente isso que faz com que a gente evolua, não sei se concordo.

Mas o mais importante de tudo, e é exatamente essa a mensagem para momentos difícil que quero deixar, é saber que a gente sempre supera esses momentos. E que esses momentos são apenas isso, instantes de uma vida, pois a a sua existência não se resume a isso.

A paciência é a maior das nossas virtudes e ter um pouco de fé também ajuda. Então, finalizo esse texto te desejando uma fé enorme em qualquer coisa, como diz Caio Fernando Abreu:

Trecho de O Sobrevivente de Caio Fernando Abreu

te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me também deseja uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer outra maravilhosa maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em todos de novo, que leve para longe da minha boca esse gosto podre de fracasso, de derrota sem nobreza, não tem jeito, companheiro, nos perdemos no meio da estrada e nunca tivemos mapa algum, ninguém dá mais carona e a noite já vem chegando - Caio Fernando Abreu

Dica de Livros





O que achou do texto?


Caso tenha gostado, compartilhe com aquelas pessoas que você quer o bem e nos ajude a encontrar mais gente que se interessa por esse tipo de conteúdo pelo mundo. Certamente, o mais importante, é que esse singelo texto curto possa ser a inspiração para mais pessoas escreverem sobre sentimentos tão poderosos e com isso, enviarem para as outras pessoas que amam e guardam com carinho.

Desejamos portanto, que todos se inspirem a colocar no papel os sentimentos, os momentos, as sensações, as verdades, as alegrias, tristezas, a paixão, o carinho, a admiração, o amor, a gratidão, felicidade, para que, a gente possa, acima de tudo, dar importância, cada vez maior, as pequenas sensações e pensamentos do cotidiano e aos nossos sentimentos mais íntimos.


Leia Também