um texto maravilhoso para mostrar para você, uma espécie de elogio a loucura e aos loucos, ele se chama "Para os Loucos".

Nesta postagem, um texto maravilhoso para mostrar para você, uma espécie de elogio a loucura e aos loucos, ele se chama “Para os Loucos”. Talvez você já tenha esbarrado com ele por algum site da internet ou rede social pois há várias citações a ele no Tumblr e no Pinterest.

Este texto muitas vezes é creditado a Steve Jobs ou ao escritor do movimento beatnik, Jack Kerouac, no entanto não é de nenhum dos dois. Foi criação de Rob Siltanen, diretor de criação que fez a campanha publicitária “To the crazy ones” para a Apple em 1997.

Esta campanha se tornou uma marca registrada da publicidade moderna, ganhando prêmios como o de publicidade mais eficaz da América e o Emmy de melhor comercial. 

Rob Siltanen se inspirou em várias passagens da obra cinematográfica Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, que teve no elenco nomes como Robin WilliamsEthan HawkeRobert Sean Leonard.


A Sociedade dos Poetas Mortos


No filme, um novo professor é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. 

A escola é guiada por 4 grandes princípios (tradição, honra, disciplina e excelência) e se orgulha de formar grandes líderes numa sociedade em que os pais ainda tinham enorme influência na escolha profissional dos filhos. 

O novo professor usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de suas famílias e do corpo docente da escola. 

Ou seja, com a ajuda do professor, os alunos aprendem como não serem tão tímidos, a seguirem seus sonhos e, a partir da temática do carpie diem*, aproveitarem intensamente cada dia.

Para resumir, foi inspirado no tema abordado no filme que Rob Siltanen escreveu o texto da campanha publicitária da Apple que é um verdeiro elogio a loucura. Leia a seguir:

*Carpe diem é parte da frase latina carpe diem quam minimum credula postero, e tem numerosas traduções possíveis: “colhe o dia”, “desfruta o presente”, “vive este dia”, “aproveita o dia” ou “aproveita o momento”.


Para os Loucos


Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os que fogem ao padrão. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não se adaptam às regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, ou achá-los desagradáveis, glorificá-los ou despreza-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram adiante a raça humana. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como gênios. Porque as pessoas que são loucas o bastante para pensarem que podem mudar o mundo, são as únicas que realmente podem fazê-lo - Rob Siltanen




Um verdeiro elogio a loucura, não é mesmo?


Caso tenha gostado, compartilhe com aquelas pessoas que você quer o bem e nos ajude a encontrar mais gente que se interessa por esse tipo de conteúdo pelo mundo. Certamente, o mais importante, é que esse singelo texto curto possa ser a inspiração para mais pessoas escreverem sobre sentimentos tão poderosos e com isso, enviarem para as outras pessoas que amam e guardam com carinho.

Desejamos portanto, que todos se inspirem a colocar no papel os sentimentos, os momentos, as sensações, as verdades, as alegrias, tristezas, a paixão, o carinho, a admiração, o amor, a gratidão, felicidade, para que a gente possa, acima de tudo, dar importância, cada vez maior, as pequenas sensações e pensamentos do cotidiano e aos nossos sentimentos mais íntimos.


Leia Também